Com certeza, um grande indicador de performance do seu e-commerce é a taxa de carrinhos abandonados.
E isso pode revelar muito sobre nosso site como por exemplo, o valor alto de frete, formas de pagamento, velocidade de entrega.
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Os carrinhos abandonados são problemas que e-commerces de todos os tamanhos enfrentam.
Porém, uma taxa alta de abandono pode ser preocupante, e podem haver problemas simples como os mencionados acima.
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Esses itens são determinantes para a pessoa optar por comprar com você ou não, mas nesta matéria irei te apresentar as estratégias para converter um carrinho abandonado.
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Você pode utilizar uma notificação pop up para quando a pessoa estiver saindo da página, nela você traz o carrinho para a pessoa poder acompanhar tudo o que ela inseriu até o momento, sendo algo chamativo ao momento em que ela estiver pensando em sair do seu site.
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Outra forma de notificação que você pode utilizar é o senso de urgência, este é um gatilho mental muito forte.
A pessoa sente que não pode perder aquela promoção por tempo limitado, incentivando a finalização da compra.
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Essa notificação aparece nos e-commerces em forma de relógio ou cronômetro em um lugar de fácil visualização.
As notificações podem parecer indesejáveis, mas acredite, elas funcionam.
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Ofereça um cupom ou demais condições através dos popups para incentivar finalização da compra e ainda melhor, adquirir o e-mail do consumidor.
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Os anúncios dinâmicos, seja no Google ou nas redes sociais são ótimas estratégias para recuperação de carrinho abandonado. Bem como o e-mail marketing.
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Aposto que você já entrou em algum e-commerce e após sair do site você viu aquele produto no Instagram, no Facebook, quando você acessa pelo computador, ele aparece na aba lateral dos sites.
E até mesmo no anúncio do Youtube, essa é a estratégia de remarketing, e quando você vê o produto, a chance de você voltar e realizar a compra é mais alta, afinal, aqueles anúncios ficam te seguindo.
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Quando o e-commerce ainda está no início e não possui um volume de vendas muito grande, a possibilidade de enviar uma mensagem no WhatsApp para o seu cliente é uma boa opção para entender as objeções do seu cliente, e ter esse contato é importante, podendo converter os seus carrinhos abandonados.
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São 3 principais fatores que fazem o seu cliente abandonar o carrinho, sendo eles: acesso, forma de pagamento e frete.
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Vamos começar pelo acesso.
Atualmente a maioria dos acessos são feitos por dispositivos mobile, afinal, o celular é o companheiro do dia a dia da maioria das pessoas, e um erro crucial no desenvolvimento do e-commerce é não pensar na otimização para celulares, dificultando o acesso e não tornando o site atraente para seu cliente.
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O segundo ponto é a forma de pagamento, quando a pessoa está na página de checkout e não vê a forma de pagamento que seja conveniente, ela abandonará o carrinho e desistirá da compra.
Por esse motivo, procure oferecer uma gama que seja atraente para o seu cliente, ofereça o pagamento por cartão, boleto, PIX, enfim, assim ela não terá objeção quanto ao pagamento.
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O terceiro ponto e talvez o mais determinante, é o frete.
Dentro dele temos três principais objeções, valor do frete maior que o esperado, tempo de entrega longo e compra mínima para entrega grátis.
Por isso, é de suma importância que você tenha opções de frete pelos Correios e com outras transportadoras que oferecem opções de frete mais rápido e mais barato para o cliente.
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Utilizando essas estratégias para converter os carrinhos, e colocando em prática essas ações que impedem o abandono de carrinhos, você verá sua taxa reduzir de forma gradual, faça isso pelo seu e-commerce.
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Com a ferramenta da PlanD, especialista em análise de dados, você consegue visualizar o funil do abandono de carrinho, entendendo onde seriam os pontos de atenção que sua loja precisa melhorar.
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Se seu site tem um alto número de visitantes, mas as vendas são poucas e há muitos carrinhos sendo deixados de lado, é importante entender a razão.
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Confira os fatores que citamos ao longo do artigo para melhorar a sua taxa de conversão. Também é possível se aproveitar destes fatores para fazer promoções e ofertas em datas específicas como frete grátis e meios de pagamento.
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Utilize de ferramentas como heatmap para entender o comportamento do consumidor dentro da sua loja, e poder fazer alterações necessárias para melhorar a performance do seu e-commerce.