Saiba como fazer a análise do seu concorrente.
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Você provavelmente já entrou no site ou no Facebook de algum concorrente seu para ver o que ele está fazendo.
No entanto, é possível ir muito além disso e analisar a sua concorrência de forma sistemática e estratégica.
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Seja para quem está começando um novo negócio ou para quem já tem uma marca consolidada, conhecer os seus competidores é vital.
A análise da concorrência é uma prática comum do mercado e que pode ser feita de diferentes formas.
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Existem uma série de vantagens que a análise da concorrência pode trazer para o seu negócio.
Entender o cenário do mercado, descobrir como você está posicionado em relação aos seus concorrentes, encontrar oportunidades, pontos de melhoria e desafios, são algumas delas.
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Ao fazer a pesquisa da concorrência, você consegue entender como eles estão agindo, como eles se planejam, seu posicionamento de mercado.
Assim, fica mais fácil você tomar medidas e decisões para o seu negócio.
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Mas será que isso é correto?
Muitas pessoas se perguntam isso, imaginando que observar a concorrência pode soar antiético.
Se esta é uma preocupação para você, saiba que não só é correto, como totalmente necessário e incentivado por grandes autores e empresários.
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Existem diferentes formas e métodos para você analisar sua concorrência.
Vou apresentar os que eu considero essenciais, mas lembre-se que isso pode mudar de acordo com as particularidades do seu mercado ou da sua empresa.
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O intuito da análise da concorrência é encontrar informações, dados e indicadores que apontem o que a empresa está fazendo para se destacar no mercado, como ela se comunica com seu público-alvo, como ela divulga seus produtos e que tipos de resultados ela está tendo.
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Assim, você deve fazer um mapeamento dessas informações e tomar algumas ações perante a isso.
Veja alguns exemplos:
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Ouça o que os consumidores têm a dizer sobre seus concorrentes. Eles consomem estas marcas?
De que forma e com qual frequência? Estão satisfeitos ou estariam dispostos a mudar de marca?
Quais qualidades e defeitos os consumidores apontam para cada um de seus concorrentes?
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Identificar a presença digital da marca concorrente também é muito importante.
Veja o site e a forma como o seu concorrente costuma compartilhar informações e conteúdos.
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SEO, ou Search Engine Optimization, é o conjunto de técnicas e estratégias que as empresas utilizam para melhorar seu posicionamento orgânico em mecanismos de busca como o Google.
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De acordo com algumas pesquisas sobre a jornada de compra do e-consumidor, 61% dos internautas começam suas pesquisas sobre produtos e serviços no Google e 97% sempre ou às vezes utilizam a ferramenta para encontrar mais informações sobre algo que querem comprar.
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Aqui, é importante entender quais palavras-chave seus concorrentes estão trabalhando e o volume de buscas de cada uma delas.
Identifique o posicionamento deles e o seu para cada uma dessas palavras para prever quais são as chances de você ultrapassá-los.
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Através do Google meu negócio, você consegue entrar no perfil do concorrente e analisar o que as pessoas vêm falando sobre a marca. Descubra também se eles respondem as avaliações e se eles resolvem os problemas dos clientes.
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Se não, você tem uma ótima oportunidade para fazer diferente.
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Analisar quais campanhas estão ativas dos seus concorrentes também é uma ótima maneira de entender alguns dados.
Se atente em quais veículos eles anunciam, em quais formatos e qual o foco dessas campanhas.
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Sabendo dessas informações, você pode criar um plano de ação para contra atacar, claro, não estou falando de um ataque prejudicial à empresa, mas sim com estratégias de mercado.
Existem algumas ferramentas que podem te ajudar nessa construção de pesquisa de mercado, o próprio Google possui uma ferramenta bem interessante, o Google Alerts
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O Google Alerts é um serviço que detecta novos conteúdos indexados pelo Google e notifica usuários cadastrados por email ou RSS. Para isso, basta se inscrever a partir dos termos e palavras-chave sobre as quais você quer receber alertas de novidades.
E aqui vai uma ótima notícia para você. Todas essas análises são gratuitas, você mesmo pode fazer isso, hoje e agora.
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Não deixe de analisar os seus concorrentes, muitos empresários acham que isso é antiético, mas, é o oposto disso.
Grandes marcas e experts do mercado de negócios fazem e orientam a prática dessa medida. Eu sou um deles.
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