Neste artigo vamos abordar sobre como usar o Google Shopping gratuito.
Uma mudança grande para o mundo do Marketing Digital e do E-commerce, o Google anunciou que a sua ferramenta, o Google Shopping poderá ser utilizado gratuitamente.
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Em vigor desde abril nos Estados Unidos, o Google Shopping gratuito deve entrar em vigor para todas as lojas a partir de novembro deste ano para o brasileiro.
Com o aumento da participação do e-commerce na economia brasileira, motivado pela pandemia, a ferramenta deve ajudar muitas lojas a terem maior participação neste mercado.
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Desde o começo da pandemia em março, a Abcomm registrou abertura de mais de 100mil lojas virtuais, sendo a média 10mil.
Com o fechamento do negócio físico, muitos negócios foram obrigados a digitalizarem-se para continuarem as vendas.
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E mesmo com a reabertura parcial do comércio físico, afetados pela crise, muitas lojas transformaram-se em pontos apenas online e muitos novos empreendedores surgiram como alternativa.
A inserção de novos consumidores no e-commerce abriu os olhos de muitas pessoas para as facilidades das compras na internet e a tendência é que a maioria continue a realizar as compras via online.
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Lançado em 2011, o Google Shopping funciona como um comparador de preços e ferramenta de análise de produtos pelos resultados de pesquisa do buscador.
Nada mais que uma vitrine virtual de produtos de lojas cadastradas, o Google Shopping executa funções parecidas com o Buscapé.
A diferença é a integração direta ao Google, ou seja, dependendo da busca feita, os produtos aparecem nos resultados pagos.
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Com os resultados exibidos por palavras chave, funciona basicamente de forma que você investe dinheiro para que seus produtos apareçam na aba shopping já com exibição de preço e link direto para sua página.
A grande mudança é que agora esta ferramenta passará a ser gratuita para quem se cadastrar.
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Calma que se você pagava a ferramenta para que seus produtos aparecessem em destaque no topo da página, os anúncios continuarão lá.
A mudança será na aba Compras ou Shopping.
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Nesta aba, os resultados ficarão parecidos como nas páginas de busca para outras palavras chave.
No topo e ao final também aparecerão os anúncios pagos, em destaque. A diferença é que os anúncios gratuitos também serão listados. O consumidor não tem controle sobre a ordem nem o que é pago ou não.
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Isso significa maior oportunidade para os pequenos negócios com pouca verba para competir e investir em marketing digital.
A inserção dos produtos será feita pelo Merchant Center, por isso é importante que você tenha habilitado esta ferramenta do Google.
Neste vídeo, o especialista Thiago Sarraf lista ferramentas indispensáveis do Google que seu negócio precisa ter.
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Para quem já utilizava o Google Shopping, a modalidade gratuita deve aparecer em breve nas disposições e o uso e configurações devem continuar os mesmos.
Para os novatos, a configuração é bastante simples e o próprio Google deve disponibilizar uma navegação facilitada para ajudar.
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Sem dúvida, os pequenos negócios serão aqueles que mais se beneficiarão dessa ferramenta gratuita. Com pouca verba para investimentos pesados em marketing, o Google Shopping gratuito deve aumentar visibilidade dos produtos e página, quando bem configurados.
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Porém, para quem pagava o serviço, a gratuidade deste não é uma desvantagem.
Os anúncios pagos continuarão sendo exibidos com mais destaque. Assim como os anúncios pagos no início da página de buscas.
Assista ao vídeo completo sobre o Google Shopping gratuito para entender como a ferramenta vai funcionar e onde configurá-la.