Neste artigo vamos falar sobre precificação: marketplace x loja própria.
A definição de preço de um produto é uma das grandes decisões que precisam ser feitas, pois afeta quase todos os aspectos do seu negócio.
O preço de venda é um fator decisivo em todo o fluxo de caixa, margens de lucro e quais despesas são necessárias cobrir.
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E a definição do preço de venda ainda causa dúvidas nos lojistas, especialmente quando o produto é colocado à venda em diversos canais.
Existem muitos fatores a serem considerados ao estabelecer o preço de venda de um produto, e eles podem sim variar de plataforma para plataforma, pois os fatores não são exatamente os mesmos.
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Um preço muito abaixo do mercado pode gerar desconfiança, e pelo contrário do que se acredita, nem sempre estimula maior número de vendas. Um preço muito acima, não é atraente e instiga seus consumidores a procurarem a concorrência com preços melhores.
O preço é sim uma grande estratégia de vendas que tem influência no desempenho da sua loja e um exercício de má precificação pode resultar em baixar taxas de conversão ou até mesmo prejuízo.
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Ao calcular o preço de venda de um produto, muitos lojistas caem em um poço sem fundo ao procurarem métodos de estabelecer o preço, pois a precificação engloba tudo do seu negócio, desde quesitos Operacional, Marketing, Embalagens e Entrega tem que ser inclusos na conta.
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Sim, tudo isso e todos os gastos que envolvem o empreendedor colocar aquele produto à venda e disponibilizá-lo até a casa do consumidor.
A soma de todos esses fatores, sem esquecer do lucro, porque o e-commerce tem que render dinheiro, é o que vai resultar no preço de venda final.
E também é preciso observar a média do mercado, para entender se o seu preço está brigando com a concorrência.
Os preços do Marketplace x Loja Própria precisam estar dentro dos parâmetros para que as vendas sejam potencializadas.
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Porém, observar o preço da concorrência não significa que o preço tenha que ser o mesmo. A pior decisão na hora de estabelecer o preço de venda do produto é copiar o preço de venda alheio.
Afinal, não se sabe quais contas foram feitas para chegar a aquele preço, nem se as contas foram feitas.
Além dos custos “pessoais”, digamos assim. O custo operacional do seu e-commerce que está começando agra não será o mesmo da grande rede.
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Nem mesmo as taxas de intermediários de pagamento, ou investimento em marketing.
Estabelecer o preço do produto não significa que este valor precisa ser o mesmo para sempre. Taxas mudam, preço de compra sofrem alterações e tudo é volátil quando o assunto é dinheiro.
Por isso, não tenha medo de fazer alterações no preço do produto caso ele não esteja performando tão bem quanto o esperado.
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O preço do marketplace deve ser diferente da loja própria?
Muitas vezes sim.
A grande vantagem do marketplace, além de ter um fluxo constante de visitantes, é que não há gastos com questão de fraude e pagamento, pois o próprio marketplace cobre estes quesitos.
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Bem como o investimento em marketing necessário é muito menor do que na loja própria.
E mesmo apesar da comissão que cada marketplace cobra, os custos acabam sendo menores do que anunciar na loja própria, ou vice e versa.
Por isso não é incomum observar produtos que possuem preços diferentes de acordo com o canal de compras.
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A diferença dos preços em plataformas diferentes não é algo com o que o lojista tenha que se preocupar, e nem o consumidor.
O Marketplace x Loja Própria é uma discussão que acontece muito no meio das vendas online, tanto para qual vale mais a pena, quanto para qual o melhor meio.
Ambos possuem suas vantagens e desvantagens, e o lojista precisa estar inserido em ambos ambientes.
É preciso fazer a precificação correta dos produtos para que as vendas sejam maximizadas, pois preços abaixo do mercado tanto quanto preços acima, podem não resultar em conversões tão boas quanto esperadas.
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Fazendo o exercício correto da precificação fica mais fácil aplicar promoções como descontos, frete grátis ou fixo e em grandes datas promocionais como a Black Friday.
Pois, dessa forma é possível saber onde investimentos podem ser reduzidos ou aumentados para que o saldo no final do mês seja positivo.
Afinal, ninguém quer pagar para vender.
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Artigo originalmente publicado no E-commerce Brasil