Neste artigo vamos falar sobre como definir o nome da loja online.
O melhor nome para um e-commerce ou qualquer seja a loja nem sempre é o nome mais criativo, bem elaborado ou com trocadilhos.
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Isso porque nem sempre o seu consumidor irá fazer a relação de nome de loja e produtos ou segmento.
Quando fazemos análises de lojas para a consultoria, o nome é a primeira coisa que observamos.
Um detalhe que pode passar batido para o consumidor usual, porém que traz um impacto nas vendas online.
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E mesmo para lojas que já tenham histórico de atuação, não é tarde para repensar no nome do endereço.
Então, vamos entender um pouco sobre a relação entre nome de loja e segmento do e-commerce.
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O nome da sua loja ou marca precisa ter alguma relação com o que você vende.
Claro que não é uma regra, mas ajuda muito na hora do consumidor fixar o nome ou mesmo fazer a busca orgânica.
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E mesmo quando faz-se o uso de outros elementos no nome da marca como trocadilhos, referências ou outras línguas, é preciso pensar no seu consumidor.
Isso porque não adianta colocar um nome de loja em inglês, se o seu público historicamente não fala a língua.
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A dificuldade em lembrar o nome da marca, fazer a busca no google ou ainda em redes sociais, torna-se grande e a venda é perdida.
Basta ver os resultados de pesquisa para produtos como “Airfryer”. E quem nunca parou para pensar como se escreve?
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Para quem está com o projeto em andamento e pretende lançar a loja, vale a pena gastar um tempo nessa pesquisa e entender se o nome escolhido é adequado.
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Para quem já está com a loja em andamento, não aconselhamos mudar o nome do negócio da água para o vinho. Porém, pequenas mudanças podem ajudar nas vendas e expansão do negócio.
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É muito mais fácil do consumidor lembrar do nome ou mesmo encontrar organicamente a sua loja se ela possuir o item que vende no nome.
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Com um bom SEO, a busca por “roupa de bebe” ou “joias em prata” facilita a recomendação da loja que possui os termos “bebê” ou “joias” em seu nome.
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Sabemos que o nome da loja parece ser muito mais refinado e descolado em inglês. Mas, a grande pergunta é: e o consumidor sabe o que significa?
A margem para erro de digitação no nome ou mesmo simplesmente não lembrar por não ser em português, é enorme.
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Além de, em muitos casos, não haver a associação do termo com os produtos vendidos.
Seu público sabe que “clothes” são roupas? Ou que o “off white” é o termo para a roupa “bege”? Se não, para que usar?
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Um outro cuidado necessário, especialmente para nichos de grande competitividade, são os nomes parecidos.
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Como uma marca nova dentro do ambiente online, possui um nome parecido, seja escrita ou sonoridade, com uma marca já consolidada, pode estar levando seus possíveis consumidores a outro site.
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Seja pelo tempo de existência, quantidade de acessos ou produtos, o SEO dá preferência a marca que já existe a um tempo e acaba por encontrar seu concorrente principal primeiro, do que a sua loja.
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E por último, não esqueça de fazer o registro de marca e verificar se não existe outra marca com este nome.
Na consultoria já tive casos em que o nome da loja era perfeito e criativo. Mas, pela demora para fazer o registro, alguém acabou fazendo primeiro e o nome foi perdido.
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Não é algo indispensável quando você faz a abertura da loja, mas é um detalhe que pode evitar dores de cabeça futuras, especialmente quando o nome dado pode ser comum ou ainda uma sacada genial.
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Cada caso é um caso.
Pequenas alterações não devem causar grande alvoroço nos consumidores, e não deve causar mudanças em aspectos de SEO, mas ainda é necessário redirecionamento.
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Detalhes como retirar o nome do estado/cidade da marca; retirar a palavra loja da URL do site; ou ainda adicionar o termo relacionado com o segmento são mudanças positivas que facilitam a indexação do e-commerce no buscador.
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Assim como migração de plataforma, fazer a alteração em nome ou identidade é uma questão que precisa ser bem planejada, ou o trabalho para arrumar será dobrado.