O frete grátis ainda é uma crítica que temos ao mercado de e-commerce, porém uma estratégia muito eficaz quando bem utilizada.
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Procurando novos clientes? Uma das alternativas dos empreendedores é investir em ações que valorizem e chamem a atenção do público.
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Segundo as pesquisas, o custo do envio é o responsável por quase metade das desistência de compras onlines.
Então, imagina o impacto de promoções que zeram o custo por envio?
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Mas, antes de aplicar essa sugestão, veja como oferecer frete grátis de forma eficiente, aumentando as vendas sem prejudicar o faturamento!
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Como visto acima, muita gente desiste da compra devido ao preço da entrega, ou seja, investir em frete grátis pode ser a chave para atrair mais clientes.
Confira algumas dicas para você implementar frete grátis sem sair no prejuízo.
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Traga mais pessoas para sua loja
Quando você investe em uma ação de frete grátis, sua loja se destaca, essa é uma das ações que mais atraem os consumidores.
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Mas, não basta só criar essa opção, é preciso divulgar, para que todos saibam que sua loja oferece frete grátis.
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Sabe aquele momento que o cliente coloca os produtos no carrinho, mas o valor do frete acaba fazendo-o desistir da compra?
Com frete grátis, seu consumidor nem irá pensar duas vezes!
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A taxa de produtos abandonados cai e quem estava em dúvida sobre a compra, acaba finalizando o processo e levando os produtos.
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Para descobrir o custo médio do frete, que poderá ser somado ao valor do produto, determine um período para o cálculo.
Por exemplo, durante 1 mês separe todos os envios do período. O cálculo pode ser feito considerando apenas uma categoria, um único produto ou toda a loja.
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Vamos imaginar que queremos descobrir o frete da categoria “camisas” de uma loja.
São 4 produtos diferentes, com valores únicos de frete e um total de 10 pedidos.
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Agora, faça um cálculo de média simples somando todos os fretes e dividindo pela quantidade de pedidos:
R$12 (camisa 1) + R$10 (camisa 2) + R$13 (camisa 3) + R$12 (camisa 1) + R$10 (camisa 2) + R$8 (camisa 4) + R$10 (camisa 2) + R$13 (camisa 3) + R$12 (camisa 1) + R$8 (camisa 4) / 10 pedidos.
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Fazendo essa conta, chegamos a conclusão que o valor médio do frete é de R$10,80.
Ou seja, se quer oferecer frete grátis nas camisas, precisa incluir esse preço no custo ou tirar o lucro da loja.
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Essa mesma fórmula pode ser repetida usando apenas uma região como referência.
Dessa forma, você consegue oferecer descontos para determinados locais e, até mesmo, frete grátis por localização.
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Confira a nossa planilha de precificação para fazer o cálculo do frete
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Oferecer envio grátis para os consumidores não significa que esse valor vai sumir.
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É preciso colocar esse custo em alguma outra etapa. As mais usadas são:
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Para oferecer frete grátis sem ter prejuízo, é preciso realizar cálculos e fazer um planejamento cuidadoso.
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Agora que já sabe como descobrir o valor médio do frete e como absorver esse custo no negócio, é hora de planejar a sua promoção para não prejudicar o fluxo de caixa. Veja mais algumas dicas!
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Use a fórmula do custo de frete médio para definir um valor mínimo de compra.
Por exemplo, se o frete custa, em média, R$20, não vale a pena para o empreendedor oferecer frete grátis em compras de R$25. A margem de lucro não vai cobrir o custo do envio.
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Usar essa estratégia precisa de cálculo, mas ela é ideal para estimular que o usuário leve mais do que pretendia para ter direito ao benefício.
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Você não precisa oferecer frete grátis para todas as compras na loja.
Veja quais são as categorias ou itens que possuem um valor médio de frete mais barato ou aqueles que possuem maior margem de lucro, assim, será possível incluir o custo sem causar prejuízo.
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Lembra do cálculo do valor médio do frete por região?
Sabendo o valor, você pode definir quais os locais que podem ter envio grátis e o custo será absorvido na margem de lucro ou no valor final do produto.
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Bom, agora que você já aprendeu como calcular o frete e não ter prejuízo na hora de implementar essa ação, é hora de pôr em prática.
Boas vendas!