Vamos falar sobre os melhores segmentos para investir online.
O crescimento do e-commerce bateu recordes atrás de recordes desde o início da pandemia. Isso pois com o fechamento do comércio físico, as lojas se viram obrigadas a iniciarem operações online.
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Além dos empreendedores que finalmente decidiram tirar o projeto do papel e investir nas vendas online.
O crescimento do e-commerce e aumento da representatividade online, fez muitos questionarem se o mercado não estaria saturado, especialmente em determinados nichos e segmentos.
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Apesar do aumento da competitividade nos últimos anos, o mercado do e-commerce está longe de estar saturado.
Estamos caminhando para finalizar o ano de 2022 com representatividade de algo em torno de 20% em relação ao varejo físico. Um número pequeno ainda.
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Então, há muito espaço para crescer no online, mas é preciso começar e crescer de forma profissional.
Quer saber quais os melhores segmentos para investir online? Acompanhe até o fim e entenda como começar bem no e-commerce.
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O problema não apenas do e-commerce, mas de qualquer negócio é entender quando algo é uma oportunidade única, ou quando é uma moda passageira.
Chamado de efeito paleta mexicana, quem não lembra da febre que foram os sorvetes recheados e a quantidade de lojas e quiosques que surgiram com o produto e suas variações. O produto caiu no esquecimento tão rápido quanto cresceu em popularidade.
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A mesma coisa aconteceu no começo da pandemia com máscaras e produtos como álcool em gel.
É preciso saber avaliar quando algum produto ou tendências é realmente bom e vai ficar, ou é algo sazonal que pode perder sua relevância dali meses.
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Produtos como as paletas mexicanas são moda, são tendências que nascem e morrem rapidamente.
Vale a pena quando o negócio consegue acompanhar essa tendência no momento certo, e tem estrutura para seguir com o negócio mesmo após este produto não ser mais popular.
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Quem trabalha com internet sabe que é tudo muito rápido. Os nascidos nos anos 80 e 90 que já eram considerados uma geração moderna não são tão rápidos e adaptáveis quanto a geração 2000 em que o celular é um item básico, assim como o acesso a internet.
Destaca-se nas vendas online a loja que sabe identificar estas tendências e acompanha as rápidas mudanças que ocorrem dentro do ambiente online.
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Como na internet tudo muda, e muda de acordo com os consumidores, não há um produto ou segmento que esteja sempre em alta.
Qualquer influência externa pode mudar radicalmente o comportamento do consumidor e também suas preferências de consumo online.
Visto que nos últimos 2 anos tivemos mudanças totalmente atípicas em frente a um cenário totalmente atípico.
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Durante o período de lockdown, os seguintes seguimentos tiveram grande participação:
Com maior tempo em casa, os consumidores podiam focar em atividades internas e investir tempo em si mesmo e no “novo” ambiente em que passavam a maior parte de seus dias.
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Passar mais tempo com seus bichos de estimação, ou finalmente decorar o cômodo que estava em espera.
Até mesmo montar uma academia em casa, já que muitos estabelecimentos se encontravam fechados.
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De acordo com o relatório da Webshoppers, 2022 o setor de Alimentos e Bebidas foi o que mais ganhou destaque no primeiro semestre do ano.
Apesar da volta aos escritórios, o consumidor não parou com os investimentos no próprio lazer, encontrando bons frutos na cozinha e na experimentação de novas culinárias.
Setor de Casa e Decoração, Moda e Acessórios e Cosméticos também voltaram aos holofotes em 2022.
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Isso mostra o quão volátil é a segmentação no e-commerce e que mesmo os relatórios nos mostram que é tudo muito rápido e o comportamento do consumidor pode mudar.
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Uma grande vantagem da venda online é que não estamos presos por barreiras municipais ou estaduais.
O alcance da loja é nacional e até mesmo internacional.
Isso permitiu uma segmentação maior dos nichos já existentes, podendo ter lojas extremamente especializadas em algum produto.
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Isso também permiti que consumidores se conectassem com seus interesses e com pessoas / lojas que compartilham desse interesse.
O e-commerce não possui nichos melhores ou piores. Possui segmentos com maior ou menor concorrência.
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Mas mesmo em segmentos com grandes concorrentes, como acessórios, por exemplo, é possível extrair um detalhe que encontre seu nicho especializado e ganhe destaque no meio.
Artigo escrito por Carolina Kiuchi da Doutor E-commerce – Consultoria em E-commerce.