Vamos falar sobre o abandono de carrinho.
Os dados não são dos melhores. Os dados da Barriliance mostram que a média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais sejam por volta dos 77%. Ou seja, 3 em cada 4 visitantes acabam abandonando o carrinho antes de concluir a compra em seu e-commerce.
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Todos as lojas virtuais estão sujeitas ao abandono de carrinho.
E alguns consumidores simplesmente não podem ser salvos.
Porém, alguns deles podem e devem ser salvos, por isso a importância da captura de e-mails para envio de lembrete.
Mais de 40% dos e-mails de abandono de carrinho são abertos e, destes, 50% voltam para finalizar a compra.
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Porém, alguns detalhes matam as conversões até dos consumidores mais fiéis e determinados.
Vamos apresentar algumas destas razões que contribuem com a sua taxa de abandono de carrinho.
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O frete é um problema que assombra muitos e-commerces.
Os elevados preços do frete podem ser grandes incentivadores para que o consumidor desista da compra.
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Apesar de muitos consumidores já entenderem a necessidade da cobrança do frete, especialmente quando se trata de e-commerces de menor porte que não conseguem grandes condições com os correios, imagine ser surpreendido com preços absurdos de frete no check out da compra.
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Esse preço inesperado acaba surpreendendo o comprador de formas negativas.
Para resolver este problema, não deixe o preço do frete entrelinhas ou para mostra-lo no checkout da compra.
Mesmo que o valor seja alto, o consumidor já vai encaminhado para o pagamento com o valor total em mente, evitando surpresas na cobrança final e, portanto, o abandono de carrinho.
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A criação de contas é imprescindível especialmente para a captura do email.
Há lojas que oferecem as opções de checkout com um clique ou maneiras mais rápidas e práticas de resolver a compra do produto.
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Utilizando este método ou não, é importante ressaltas que o consumidor não quer perder tempo excessivo preenchendo milhares de informações pessoais cujo ele nem sabe para qual fim serão utilizadas.
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Informações simples como nome, e-mail, endereço e forma de pagamento já são o suficiente.
Dessa forma a loja já tem os meios para reimpactar o consumidor com uma nova comunicação e os dados de pagamento e envio.
Não faça seu consumidor desistir da compra por detalhes simples que podem ser evitados.
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A experiência do consumidor é o que dita como muitas lojas da internet devem se portar para com seu consumidor.
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Com inúmeras lojas online existentes, se existir algum pormenor que não seja claro para o consumidor ou que atrapalhe na hora da compra, não resta dúvidas que o carrinho será abandonado e que a compra será finalizada no concorrente.
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Deixe a sua loja com fácil navegação, responsiva e não poluída para que tudo seja fácil e prático de encontrar.
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Infelizmente muitos consumidores resistem às compras na internet devido ao sentimento de falta de segurança.
Afinal, ninguém quer seus dados, especialmente bancários, roubados.
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Não ter os devidos selos de segurança ou mostrar segurança no pagamento deixa o consumidor inseguro e, por mais incríveis que sejam seus produtos ou sua oferta, o medo do roubo de dados é maior.
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Aliás, este é um ponto indispensável de ser revisado antes mesmo de sua loja ir ao ar. Oferecer segurança no ambiente online além de deixar o consumidor mais confiante, ajuda a evitar possíveis fraudes futuramente.
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Deixar as políticas de retorno especialmente no ramo de modas e acessórios é importantíssimo para evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce.
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Nenhuma loja gosta de receber os produtos de volta ou fazer as trocas de peças em numeração errada.
Mas, acontece e é preciso estar preparado para realizar trocas e devoluções.
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Especialmente em produtos como moda e acessórios que envolve mais de um fator de simplesmente servir ou não servir, é preciso que as políticas de devolução sejam claras.
Pode parecer sem relevância, porém é uma segurança a mais para o consumidor que está preocupado em ter o produto encalhado no canto do armário.
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Claro que são necessárias medidas afim de evitar retornos, como tabelas de medidas e descrição precisa, porém não faz mal deixar claro as regras de troca ou devolução, para alimentar o sentimento de segurança do consumidor.
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O abandono de carrinho existe e vai existir enquanto existirem as compras online.
O consumidor pode ter encontrado ofertas melhores ou então simplesmente esquecido de suas compras.
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E é papel do e-commerce criar meios para minimizar o impacto do abandono de carrinho em sua loja, bem como utilizar dos recursos disponíveis para relembrar o consumidor de seus desejos e necessidades.