Com a aproximação do dia das mães, este artigo falaremos sobre uma das datas sazonais de maior venda, o dia das mães no e-commerce.
As datas sazonais são datas de grandes oportunidades para o universo das vendas online. São datas que os consumidores esperam grandes promoções para a compra de presentes, ou então para produtos de consumo próprio.
.
O dia das mães no e-commerce é uma data de grandes vendas para o comércio eletrônico, ficando atrás apenas de datas como Natal e Black Friday.
Em 2020, a data do Dia das Mães mostrou crescimento de 64% em número de pedidos, com relação ao ano de 2019, de acordo com dados da Webshoppers 43ª edição.
.
.
Considerado o Natal do primeiro semestre do calendário de e-commerce, é uma data que determinados segmentos do varejo aproveitam para alavancar as vendas e conquistar novos consumidores.
.
Os segmentos que mais se beneficiam do dia das mães são os seguintes:
Perfumes
Roupas
Sapatos
Cosméticos
Eletrônicos
.
Com a pandemia ainda acontecendo e a circulação limitada em lojas, podemos pensar que o Dia das Mães de 2021 também será do online.
A evolução do papel da mulher na sociedade abriu espaço para presentes variados, além de aparatos de cozinha.
.
Além dos clássicos presentes como perfumaria e cosméticos, os segmentos de eletroeletrônicos também ganham destaque nesta data.
Assista ao vídeo do Thiago Sarraf sobre o Dia das Mães no E-commerce. Apesar de ser de 2019, o vídeo ainda se faz relevante no ano atual.
.
.
A maioria das vendas no dia das mães são focados em presentes, por isso é preciso lembrar que poucos serão os casos de carrinhos compostos por muitos produtos.
.
Dessa forma, apostar em estratégias de vendas que foquem em presentes e mesmo condições de compra diferenciadas, pode ter mais efeito do que estratégias de desconto progressivo, por exemplo.
.
Especialmente para setores de perfumaria e cosméticos, a montagem de kits prontos para presentes pode ser uma boa estratégia para aumentar o ticket médio da loja, bem como já oferecer lindas opções de presentes para a data.
Procure elaborar kits de diversos tamanhos e valores, para que atinja diversas camadas de consumidores que desejam presentear as mães nesta data especial.
.
Os kits são ótimas estratégias também para quem está na dúvida do que adquirir para o dia das mães. São sugestões que facilitam a vida do consumidor.
.
.
O dia das mães sendo uma data de grandes vendas, é a oportunidade de o lojista esvaziar o estoque e preparar a loja para a nova remessa de produtos.
Aproveite para oferecer os produtos que não tiveram muita saída, para evitar o acúmulo de mercadoria para as datas seguintes.
.
Cuidado para não “empurrar” apenas os produtos sem muita saída, afinal, não tiveram a saída esperada por algum motivo. Jogar estes produtos encalhados no consumidor pode ser um tiro no pé e não resultar em boas vendas.
.
As datas sazonais são ótimas para conquistar novos consumidores. Uma vez que investimentos em marketing são feitos de forma massiva, conquiste novos consumidores para que experimentem as compras em seu ambiente e que voltem posteriormente.
.
Ofereça condições de frete fixo ou grátis e tenha um atendimento excelente para que crie um laço entre consumidor e loja.
.
.
Apesar de a pandemia continuar em vigor no Brasil, pouco provável que tenhamos um crescimento tão expressivo quanto no ano de 2020.
Em 2020, tínhamos acabado de ser afetado pelo lockdown e com lojas fechadas, muitas das compras tiveram de ser online.
.
Teremos uma adesão maior do que 2019, com certeza, nas vendas online, graças à essa entrada forçada que muitos consumidores tiveram de fazer.
O e-commerce que se planeja com antecedência para grandes datas sazonais é o que se sobressai.
Não deixe para última hora para planejar as campanhas e começar a colocar em prática as dicas que demos para um dia das mães de sucesso.
.