Neste artigo vamos falar sobre maneiras de melhorar a confiança dos consumidores.
Durante os primeiros meses de pandemia não apenas as atividades de compras online aumentarem, como também a preocupação com as fraudes.
A inserção de novos compradores online significou que muitos destes eram pessoas que tinham pouca experiência ou confiança nas compras online, por isso preferiam as físicas.
.
Especialmente com o “boom” do álcool em gel, o que não faltou eram produtos clandestinos e falsos circulando pelo mercado.
O brasileiro ainda é um povo com o pé atrás quando falamos em compras online, especialmente pelo medo de ser enganado com produtos que não correspondem às descrições ou mesmo clonagem de dados bancários.
.
A necessidade da compra online, porém, obrigou muitos novos consumidores a se aventurarem na internet.
O e-commerce vive uma Black Friday desde abril e foi o momento de muitos negócios decolares. Porém, como melhorar a confiança dos consumidores em relação aos seus produtos e à sua marca?
.
.
A prova social é um dos grandes fatores que encoraja os novos consumidores a comprarem seus produtos.
As pessoas são mais inclinadas a acreditar na palavra de outro consumidor do que as descrições das lojas ou propagandas de vendedores.
A prova social pode incluir popularidade, recomendações de especialistas ou pessoas influentes na área, prêmios e certificações e avaliações por terceiros.
.
A popularidade de um produto e o número de vendas dele pode ser um grande fator para encorajar o consumidor a adquirir o mesmo produto.
Comprovar a eficácia dele através de prêmios ou certificações também é um meio de aumentar a confiança.
Porém, a maneira mais fácil da prova social são os feedbacks e comentários de clientes reais.
.
.
Por isso, nunca esqueça de pedir para o consumidor avaliar o pedido e avaliar o produto. A maior prova de que os produtos são de qualidade e que o serviço também é, são os comentários positivos.
Cuidado para não esconder os comentários negativos. Hoje em dia é possível agradar a todos e não possuir nenhum comentário negativo ou reclamação faz parecer que os restantes dos comentários positivos são falsos.
Dessa forma, tire um tempo para responder os comentários negativos e mostrar que sua loja está resolvendo os problemas.
.
Atualizar regularmente suas redes sociais com conteúdo novo, assegurando a consistência nas mensagens das plataformas e interagir com seus seguidores é um dos meios de aumentar a confiança. É mais do que a prova social.
.
Deixar sua página no instagram com poucas atualizações ou com fotos em baixa qualidade pode levantar suspeitas sobre a qualidade dos seus produtos e a confiabilidade do seu e-commerce.
As redes sociais, hoje, já funcionam como meios de pesquisa, e não estar atualizado ou, pior, não estar presente nas redes, não transparece confiança para o consumidor, especialmente o mais cauteloso.
.
.
Quando falamos em descrição de produtos, mais é melhor.
Aliás, se bem feito. Claro que quando pensamos em descrição de produtos, pensamos em SEO e como melhorar o ranqueamento no Google.
Porém, também é preciso lembrar das pessoas que realmente leem a descrição e que querem saber mais sobre o produto antes de compra-lo.
.
Sua descrição de produtos deve incluir tudo, desde medidas, materiais, até como o item é embalado e enviado.
É nas descrições de produtos que você também pode aproveitar para vender outros itens necessários para o uso deste. Como cabos e extensões em aparatos eletrônicos e assim por diante.
.
As fotos são o único meio que os consumidores têm para decidir se querem comprar os produtos ou não.
Desde texturas e detalhes, tudo deve ser visível pelas fotos. Imagens de baixa qualidade ou que não mostram determinados detalhes do produto podem ser desmotivadores e não geram confiança.
.
Muitos consumidores ficam apreensivos nas compras na internet justamente por não saberem diferenciar os verdadeiros das réplicas.
Por isso, a sua loja pode ensiná-los como identificar os verdadeiros produtos.
Não importa se você está vendendo mel das abelhas italianas, pinturas verdadeiras ou produtos de marca, sua primeira linha de defesa contra as falsificações é assegurar que os produtos que está vendendo é autêntico.
.
Não é apenas uma questão de preservar a integridade da sua marca, mas também a confiança de seus consumidores.
Um post de blog ou na FAQ sobre como os usuários podem identificar os produtos de qualidade e verdade já são de grande ajuda.
Os produtos falsificados além de prejudicar as suas vendas, afinal o preço seria muito menor, aumentando a competitividade, agrega valor aos seus produtos.
.
Os e-commerces precisam ganhar a confiança dos consumidores mais do que nunca. Não apenas oferecer produtos de qualidade, mas também oferecer segurança e bom atendimento ao consumidor.
.
Provando, assim, que sua loja é confiável.
Melhorar a confiança loja – consumidor requer apelar para os instintos sociais, psicológicos e econômicos do seu consumidor.
.
Artigo originalmente publicado no E-commerce Brasil