Atrás apenas do Natal, a Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro.
Em 2021, as vendas no e-commerce foram de R$4,18 bilhões em apenas dois dias de campanha, alta de 6% nas vendas digitais em relação ao ano interior.
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Neste ano, a data foi confirmada para o dia 25 de novembro, e será uma ótima oportunidade tanto para os consumidores quanto para os lojistas.
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Antes de darmos início às estratégias vamos dar uma olhada nos produtos mais vendidos na Black Friday.
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De acordo com o site oficial da Black Friday Brasil, os produtos mais procurados durante o evento são os celulares/smartphones, seguidos dos eletrodomésticos e televisores/vídeos. Assim, como mostra na tabela de cima.
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Essa ação pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce, várias marcas usam essa estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas.
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Além de aumentar a base de clientes, esse “esquenta” apresenta ao consumidor ofertas e promoções interessantes.
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Porém, essa estratégia é recomendada a ser realizada mais próximo da verdadeira Black Friday, assim, os consumidores conseguem associar esses dois eventos e a campanha tem o alcance esperado.
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É de se esperar que durante a campanha a procura por produtos irá crescer.
Sendo assim, podemos afirmar que as promoções e condições ofertadas favorecem essa demanda.
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Na Black Friday, o maior diferencial é oferecer descontos agressivos. Porém, não é viável fazer isso com todos os produtos da sua loja virtual.
A sugestão é escolher alguns produtos nos quais seu e-commerce é mais competitivo.
Faça uma ótima negociação com os fornecedores e reforce o estoque desses produtos.
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Não tente fazer uma promoção tímida (pequenos descontos, como 5%) em todos os produtos. A diversidade não funciona bem na Black Friday.
Seja bastante agressivo em sua oferta, a criatividade da campanha tem grande peso nas vendas também.
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Pense em todas as etapas da venda e valorize a criação de ações que encantem o cliente.
Estabeleça um relacionamento próximo com o público e tenha como meta atraí-lo até sua loja virtual.
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É preciso valorizar cada etapa da jornada e verificar quais são os passos para a fidelização.
Invista em marketing digital, campanhas do Facebook e Instagram são uma ótima recomendação para segmentar e engajar o público ideal.
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De acordo com uma pesquisa realizada pela (PwC) Brasil, 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais no momento de fechar uma compra online.
Por isso, invista em conteúdo de qualidade e use a criatividade.
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Não deixe para fazer as ações de marketing de última hora, isso pode atrapalhar e muito suas vendas.
Planeje com pelo menos 40 dias de antecedência. Uma das principais estratégias é planejar ações de remarketing para pessoas que já compraram da sua loja virtual ou que de alguma forma já se envolveram com sua marca.
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Vender para quem já é seu cliente ou conhece o seu negócio é mais fácil e barato, inclusive na Black Friday.
Faça também ações de e-mail marketing, essa estratégia é orgânica e você poderá se surpreender com a taxa de conversão vindo dos emails.
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Já para os consumidores que nunca compraram em seu e-commerce, a dica é investir na divulgação do seu produto campeão, e oferecer um super desconto.
Em campanhas no Google, vale a pena sempre colocar nas descrições a palavra Black Friday.
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Caso o cliente entre na sua loja e veja alguma ação enganosa, isso não só pode afetar suas vendas mas, também sua empresa.
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Esteja pronto para dar suporte caso as pessoas procurem informação sobre a entrega e o prazo.
Mostre com clareza o prazo da sua entrega, o alinhamento com seus fornecedores e transportadores também é fundamental, pois você precisa passar um prazo de entrega real aos clientes.
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Imagine o seguinte cenário, você cria campanhas e promoções super relevantes, mas na hora em que o cliente chega ao site, ele está sem estrutura, sem padrões e nada de comunicação da Black Friday.
Isso é o mesmo que dar um “tiro no próprio pé”.
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De acordo com o Reclame Aqui, o segundo motivo de insatisfação dos consumidores na Black Friday de 2015, foi a dificuldade em finalizar a compra.
Crie uma identidade visual que converse com o tema da Black Friday, crie categorias a partes, se for o caso, faça um diagnóstico completo para que não gere nenhuma insatisfação por parte do cliente.
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Assim como o Natal, e o Dia das Mães, a Black Friday também é uma sazonalidade, por isso, se atente a identidade visual da campanha, invista em uma comunicação que converse com seu público.
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Essa comunicação pode ser direcionada para banner, anúncios de campanhas, vídeos, e-mail, entre outras ações.
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Lembre-se, a criatividade é uma das melhores estratégias para atrair seu público, já que o mercado vai estar repleto de campanhas da Black Friday, quem tiver a melhor oferta, a melhor comunicação e criatividade estará um passo à frente.
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Caso queira se aprofundar mais sobre essas estratégias e queira ter uma Black Friday incrível, fale com minha equipe através do site, e descubra como podemos ajudar o seu negócio a ter uma Black Friday de performance.