Vale a pena sim, investir no e-mail marketing.
Por isso neste artigo vamos te mostrar como preparar melhor uma campanha de e-mail marketing.
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O newsletter (assim como a campanha de e-mail marketing) de uma empresa precisa ser elaborado com certos cuidados para que se obtenham os resultados pretendidos pela estratégia.
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Pense que, para surpreender e conquistar clientes, é preciso oferecer um conteúdo atrativo, simples e de compreensão prática, por isso, caso a imagem seja pesada ou algo demore a carregar, o usuário nem se preocupará em visualizar a mensagem e partirá para o próximo e-mail de sua caixa.
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Tenha em mente que o conteúdo deve ser compatível aos interesses de seu público, caso contrário ele simplesmente apagará sem ter o trabalho de ler (por esse motivo, é essencial que a mensagem seja instantaneamente atrativa).
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Preocupe-se em equilibrar a chamada, o layout e a estrutura para que o e-mail não seja identificado como spam e vá direto para o lixo.
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Palavras de cunho proporcional, frases em caixa alta e mensagens com alusões emotivas são alguns dos exemplos de chamada mais efetivos.
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É preciso provocar, aguçar a curiosidade.
Fazer a pessoa ter vontade de clicar, de saber mais. Em relação ao layout, um design criativo, que incentive o usuário a interagir, é primordial – afinal, todas as mensagens desse tipo precisam ser visualmente agradáveis.
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Tome cuidado com o peso da imagem, o tipo de palavras utilizadas, a adequação do conteúdo ao público-alvo, enfim…
Parece simples, mas também é necessário planejar com cuidado.
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Em relação à base de clientes, certifique-se de estar com sua lista de contatos sempre atualizada, retirando endereços de e-mail antigos ou que sempre voltam para a sua caixa.
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Prepare-se para manter seus contatos em ordem, estipulando um intervalo de tempo adequado ao padrão de sua loja para organizá-los novamente.
Outra dica importante: como já se sabe, os consumidores atuais valorizam cada vez mais a personalização, por isso, em vez de enviar sempre as mesmas mensagens padronizadas a todos, preocupe-se em dividir seus contatos de acordo com seu perfil, seu comportamento e seus interesses de compra.
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Para isso, analise o retorno dos usuários após o envio de um e-mail e você irá descobrir que alguns são mais atraídos por promoções, enquanto outros preferem receber dicas, comunicados, conteúdos diversificados, entre outros.
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A frequência dos envios também é um elemento essencial da campanha de e-mail marketing.
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Nesse caso, a palavra chave é equilíbrio.
É importante evitar que seu cliente fique irritado por receber mensagens de sua empresa a todo instante, mas você também não deve deixar de enviar por muito tempo, porque aí ele pode se esquecer das oportunidades de sua loja.
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Avalie seus relatórios e perceba em qual horário a taxa de abertura é maior (de madrugada, com certeza, não vai ser.
Então tome cuidado com a hora antes de enviar!).
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Três vezes por semana pode ser um intervalo adequado, mas tudo depende do perfil de sua empresa e da relação que ela já mantém com os consumidores.
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Cada situação merece uma atenção diferente e é por isso que, em vez de gastar tempo se preocupando em copiar as estratégias de outras lojas.
É interessante que você, empresário, avalie a situação de seu negócio e pense no que pode ser mais eficiente para si mesmo.
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Analise os resultados, pesquise o mercado, atente-se às tendências – mas foque em seu público, sempre! Bom trabalho.