Hoje vamos falar sobre como definir o nome da sua loja virtual.
O melhor nome para um e-commerce ou qualquer seja a loja nem sempre é o nome mais criativo, bem elaborado ou com trocadilhos. Isso porque nem sempre o seu consumidor irá fazer a relação de nome de loja e produtos ou segmento.
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Quando fazemos análises de lojas para a consultoria, o nome é a primeira coisa que observamos.
Um detalhe que pode passar batido para o consumidor usual, porém que traz um impacto nas vendas online.
E mesmo para lojas que já tenham histórico de atuação, não é tarde para repensar no nome do endereço.
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Então, vamos entender um pouco sobre a relação entre nome de loja e segmento do e-commerce.
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O nome da sua loja ou marca precisa ter alguma relação com o que você vende.
Claro que não é uma regra, mas ajuda muito na hora do consumidor fixar o nome ou mesmo fazer a busca orgânica.
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E mesmo quando faz-se o uso de outros elementos no nome da marca como trocadilhos, referências ou outras línguas, é preciso pensar no seu consumidor.
Isso porque não adianta colocar um nome de loja em inglês, se o seu público historicamente não fala a língua.
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A dificuldade em lembrar o nome da marca, fazer a busca no google ou ainda em redes sociais, torna-se grande e a venda é perdida.
Basta ver os resultados de pesquisa para produtos como “Airfryer”. E quem nunca parou para pensar como se escreve?
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Para quem está com o projeto em andamento e pretende lançar a loja, vale a pena gastar um tempo nessa pesquisa e entender se o nome escolhido é adequado.
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Para quem já está com a loja em andamento, não aconselhamos mudar o nome do negócio da água para o vinho.
Porém, pequenas mudanças podem ajudar nas vendas e expansão do negócio.
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É muito mais fácil do consumidor lembrar do nome ou mesmo encontrar organicamente a sua loja se ela possuir o item que vende no nome.
Com um bom SEO, a busca por “roupa de bebe” ou “joias em prata” facilita a recomendação da loja que possui os termos “bebê” ou “joias” em seu nome.
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Sabemos que o nome da loja parece ser muito mais refinado e descolado em inglês. Mas, a grande pergunta é: e o consumidor sabe o que significa?
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A margem para erro de digitação no nome ou mesmo simplesmente não lembrar por não ser em português, é enorme. Além de, em muitos casos, não haver a associação do termo com os produtos vendidos.
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Seu público sabe que “clothes” são roupas? Ou que o “off white” é o termo para a roupa “bege”? Se não, para que usar?
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Um outro cuidado necessário, especialmente para nichos de grande competitividade, são os nomes parecidos.
Como uma marca nova dentro do ambiente online, possui um nome parecido, seja escrita ou sonoridade, com uma marca já consolidada, pode estar levando seus possíveis consumidores a outro site.
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Seja pelo tempo de existência, quantidade de acessos ou produtos, o SEO dá preferência a marca que já existe a um tempo e acaba por encontrar seu concorrente principal primeiro, do que a sua loja.
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E por último, não esqueça de fazer o registro de marca e verificar se não existe outra marca com este nome.
Na consultoria já tive casos em que o nome da loja era perfeito e criativo. Mas, pela demora para fazer o registro, alguém acabou fazendo primeiro e o nome foi perdido.
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Não é algo indispensável quando você faz a abertura da loja, mas é um detalhe que pode evitar dores de cabeça futuras, especialmente quando o nome dado pode ser comum ou ainda uma sacada genial.
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Cada caso é um caso.
Pequenas alterações não devem causar grande alvoroço nos consumidores, e não deve causar mudanças em aspectos de SEO, mas ainda é necessário redirecionamento.
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Detalhes como retirar o nome do estado/cidade da marca; retirar a palavra loja da URL do site; ou ainda adicionar o termo relacionado com o segmento são mudanças positivas que facilitam a indexação do e-commerce no buscador.
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Assim como migração de plataforma, fazer a alteração em nome ou identidade é uma questão que precisa ser bem planejada, ou o trabalho para arrumar será dobrado.
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