Vamos dar dicas sobre como fazer promoções no e-commerce.
Na Black Friday, muitos consumidores ficam na esperança de conseguir o desejado produto por preços menores e boas condições comerciais.
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É por isso que as lojas precisam começar o planejamento para esta data com bastante antecedência.
Afinal, como pode a loja virtual lucrar oferecendo descontos grandes que encantam os bolsos dos consumidores, ou mesmo condições comerciais como frete grátis e maior parcelamento.
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A grande jogada para datas comemorativas como Black Friday é conseguir boas condições de compra daquele produto a ser vendido.
Pois, é financiar a falência vender produtos com valores que não fecharão a conta no fim do mês. Dessa forma, como fazer promoção sem perder dinheiro?
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E se produto parado é perder dinheiro, quando saber o momento de liquidá-lo?
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Produto parado é dinheiro perdido.
Não apenas porque não faz o fluxo para a loja virtual, mas também porque há a desvalorização do produto.
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Isso porque se o produto tem pouca ou quase nada de saída significa que não há a procura pelos consumidores.
O que faz a venda mais difícil e a desvalorização maior.
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Pois então, é preciso liquidá-los quando há a oportunidade.
Porém, cuidado que liquidar não necessariamente significa vender a preço de custo, pois a loja também precisa lucrar.
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Estabelecemos que no e-commerce, a cada 3 meses, existe datas de grande giro de produtos.
Sejam as datas comemorativas ou mesmo datas de “aniversário de loja” em que são oferecidos promoções e condições especiais ao consumidor. São nestes momentos que é preciso aproveitar para fazer o estoque girar.
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Algumas boas estratégias para aumentar o ticket médio das compras:
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Na conta da precificação de produto no e-commerce, são inclusos mais do que custo de aquisição e lucro.
É preciso fazer inserção do valor de frete, estrutura, condições, equipe, enfim. Mas, ao fazer promoções de redução de preço, é preciso ter em mente que não se pode tirar a condição de lucro da venda.
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As lojas não sobrevivem vendendo a preço de custo, é preciso mais dinheiro para mais produtos e aprofundar o estoque.
Dessa forma, como é possível abaixar os preços em datas como Black Friday, cujo os preços são os grandes atrativos?
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Pois bem, é por isso que o planejamento para a Black começa 6 meses antes, se não 1 ano antes da data oficial.
Como comentado no começo do artigo, fazer promoção significa que o empreendedor conseguiu uma boa condição na aquisição do produto.
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E dessa forma é possível ter uma margem maior para oferecer preços menores ao consumidor.
Mas, é preciso ter em mente que encontrar essas boas condições são meses de trabalho.
Por isso que o planejamento em cima da hora para datas como Black não funcionam. Ou o empreendedor acaba por perder dinheiro.
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Promoção não significa que a loja, nem o empreendedor, estejam deixando de ganhar. Mas sim que conseguem oferecer condições melhores aos consumidores.
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Não entre na briga de preço se não conseguir.
Além de perder dinheiro, as vendas podem não ser tão boas quanto o esperado, pois a concorrência é enorme.
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Entender quem são os consumidores e o que buscam, é o fator determinante para um grande sucesso nas vendas e para que promoções sejam realmente efetivas.