Vamos falar sobre os principais indicadores de crescimento do E-commerce.
Abrir o e-commerce é a parte fácil de se tornar um lojista.
Pois muitos negócios que não fazem uma boa gestão do e-commerce, acabam por fechar em menos de 2 anos de existência.
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E quando falamos em gestão, também nos referimos a olhar números e desempenho da loja, para entender se as vendas estão realmente acontecendo, se podem melhorar e aonde podem melhorar.
Vamos apresentar alguns indicadores que o lojista precisa estar monitorando com frequência em sua loja virtual, para entender aonde reside o problema das vendas e como podemos melhorar.
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Os indicadores de crescimento, ou as métricas, são os números fornecidos que podem ajudar a entender o desempenho do negócio. E são essenciais para o lojista.
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Isso porque além de oferecerem dados reais que permitem interpretações e planejamentos mais precisos, são indicadores que permitem entender a situação real do e-commerce.
Se a loja não tem muitas visitas, menor as chances de vender. Quantas pessoas estão navegando no seu e-commerce? E por que não estão?
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Pouco adianta ter muitas visitas, se poucas vendas são feitas.
Obtemos a taxa de conversão através do número de pedidos feitos na loja, dividido pelo número de sessões.
Assim, é possível entender se os consumidores estão gostando do que está sendo oferecido, ou se há algo maior que impeça a venda dos produtos.
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Cada segmento possui uma taxa de conversão média. Produtos de menor valor agregado, serão mais fáceis de serem vendidos do que os produtos com grande preço.
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O consumidor está navegando pelo seu site? Ou poucas páginas são visitadas em cada sessão?
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Queremos que cada internauta permaneça o maior tempo possível dentro do e-commerce, afim de aumentar a quantidade de produtos comprados e possivelmente o interesse por demais produtos.
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Por isso, é importante observar a quantidade de páginas navegadas.
Baixa quantidade de páginas visitadas por significar que algo não agradou o consumidor, seja a navegação, preço, produto, são inúmeras possibilidades que é preciso analisar para entender mais a fundo.
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Assim como as páginas visitadas, o baixo tempo de navegação dentro do site pode simbolizar desagrado.
Seja navegação, preço, produto ou condições de pagamento.
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Mesmo quando procurando oportunidades e comparando preços, o tempo médio para cada segmento é variável.
Porém, poucos segundos dentro da página significam que algo, logo de cara, não entrou nos padrões daquele consumidor.
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Qual valor, em média, das compras no seu e-commerce?
Claro que este pode variar de acordo com o segmento. O ticket médio de uma loja de acessórios não será o mesmo de uma loja de pneus, por exemplo.
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Mas os consumidores estão levando um produto ou mais destes?
O e-commerce procura incentivar a compra de mais itens por carrinho, afim de diminuir os custos, afinal, a entrega será uma só para diversos produtos.
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Estimule a compra de mais de 1 item por carrinho através de kits e mesmo promoções de frete fixo / grátis a partir de determinado valor, que faça sentido, claro.
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O abandono de carrinho é o grande problema do e-commerce mundial. Os consumidores colocam os produtos no carrinho, entram no processo de checkout e desistem.
O papel do lojista é entender a razão pela qual houve abandono. O preço do frete não ficou claro? Condição de pagamento? Checkout complexo?
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Podemos usar algumas soluções como ferramentas que monitoram o comportamento do consumidor dentro do site, ou mesmo mapas de calor.
Mas, é preciso alguns testes para entender a real razão pelo abandono de carrinho.
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Experimente promoções de frete grátis, caso seja este o problema. Ou em grandes datas oferecer melhores condições de pagamento.
Isso assumindo que seu checkout e navegabilidade estão ok.
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Basicamente todos os dados dos indicadores que citamos podem ser encontrados no Google Analytics.
É uma ferramenta que vai ajudar muito a entender seu e-commerce, por isso não deixe de fazer a configuração correta deste para obter dados precisos e que ajudarão a alavancar as vendas e fazer a sua loja crescer.
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Estes são números e indicadores que precisam ser checados com frequência para que estratégias comecem a serem montadas, visando o crescimento do e-commerce.